Como os cursos online vem crescendo no Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Pesquisa aponta que 90% dos brasileiros fariam cursos online.

pessoa usando o computador em uma mesa. Na tela do computador está uma página de um curso online.

Hoje, com o acesso fácil à internet e com o desenvolvimento das tecnologias móveis, essa modalidade é uma das que mais crescem no país. De fato, a educação superior a distância no Brasil avança em ritmo mais acelerado do que o ensino presencial. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, do Inep, enquanto o ensino presencial teve queda anual de 0,08% nas matrículas, o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%.

Para responder ao aumento dessa demanda, a oferta dessa modalidade cresceu 51% nas instituições privadas brasileiras de 2011 a 2015, de acordo com  mais recente Censo EAD.BR, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e publicado neste ano. O estudo revelou também que 31% das 341 instituições entrevistadas tinham planos de aumentar seus investimentos em formações totalmente online em 2017.

Uma mesa contendo um computador e material de estudo. A tela do computador mostrar um curso online.

No entanto, a desconfiança por parte do público quanto à qualidade dos cursos online ainda limita o crescimento do setor. É o que apontou uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, empresa de pesquisa e inteligência, que administra os sites Baixaki, Mega Curioso e Click Jogos.

Através do site do MEC você consegue consultar de forma intuitiva a lista de Instituições de Educação Superior, por exemplo, tanto presenciais quanto online (incluindo os polos de apoio ao aluno), reconhecidas pelo MEC. Selecionando seu estado, uma lista universidades que a ele pertence será apresentada. Em seguida, escolha o curso desejado para conferir na lista se a instituição escolhida está dentre as que o MEC reconhece.

Cerca de 17% de todos os 8,2 milhões de estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil estão fazendo uma graduação a distância. Pode parecer pouco numa primeira olhada, mas acompanhe a seguir como essa modalidade vem se expandindo no Brasil:

Em 2003, o Brasil tinha 52 cursos a distância em atividade. A maioria era de licenciatura e, em 92% dos casos, os matriculados estudavam em universidades públicas (federais ou estaduais).

Hoje o cenário é completamente diferente.

O número de matrículas em cursos a distância aumentou de forma impressionante. De quase 50 mil alunos inscritos nessa modalidade em 2003, passamos a mais de 1,3 milhão atualmente!

Confira essa reportagem, da TV Globo, sobre o crescimento desse mercado no Brasil:

Fique por dentro de nossa página para acompanhar todas as novidades sobre cursos online no Brasil. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *