As Vantagens de Se Ter Inteligência Financeira

Inteligência Financeira
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Somos um país com milhões de inadimplentes, de acordo com o Serasa em Março deste ano (2019) batemos a meta de 63 milhões de inadimplentes, que corresponde a 40,3% da população do Brasil. Isso pode acontecer por causa de desemprego, inflação que impacta no valor dos produtos, além de compromissos financeiros típicos do início do ano (IPVA, IPTU, material escolar, entre outros).

As pessoas deixam de pagar suas contas pois a prioridade é satisfazer as necessidades básicas e urgentes, como transporte, comida, aluguel, contas de luz e água, entre outras; porém também pode acontecer de deixaram de pagar suas contas para gastar com produtos que não pertencem a necessidade básica como passeios, viagens, roupas, utensílios eletrônicos etc. Independente do caso, a inteligência financeira é muito importante, pois é o caminho para se fortalecer e criar um patrimônio financeiro.

Todos precisamos pensar no futuro: ter a residência própria, carro próprio, mobília, e se você não é rico a ponto de conseguir comprar á vista e ainda não fazer diferença no seu planejamento financeiro, você precisa ter uma educação financeira de qualidade. Muito mais do que uma atitude é conseguir seguir um planejamento financeiro, saber cortar gastos, investir, multiplicar ganhos, acumular riqueza, em geral é um hábito.Segundo a ENEF, educação financeira é um processo no qual os indivíduos melhoram sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação. É basicamente a arte de dominar o dinheiro, com ela você pode alcançar sua independência financeira e ser bem sucedido, normalmente a riqueza é alcançada com muito trabalho.

Planejamento com Chave da Riqueza

Para alcançar uma qualidade de vida com inteligência financeira, comece pelo mais simples: estabelecendo um objetivo, que tenha uma meta simples e não precise de muito tempo, e cumpra. Faça isso e vá aumentando a ambição em relação aos seus objetivos, com o tempo você ganha confiança com os resultados que alcança e em pouco tempo estará buscando objetivos maiores e de longo prazo. Caso você sinta que não consegue dar o primeiro passo sozinho, recomendo o curso Chave da Riqueza, que irá te ajudar de maneira rápida e eficaz a ter uma educação financeira e consequentemente obter lucros.

Outra dica é faça um controle das suas despesas, marque tudo que você gastou e como pagou. Separe por categorias, coloque o quanto você pode/ deve gastar por categoria, irá te ajudar a analisar o cenário completo melhor,e se precisar corte gastos. Acredite você pode se surpreender com os resultados. O site da Caixa Econômica Federal tem várias aulas que pode ajudar a se organizar melhor além de dicas especiais.

Se tudo der certo e você conseguir seguir corretamente sua planilha de controle de gastos, chegará o momento que sua receita é superior a sua receita, sendo possível investir! Utilize poupanças, opções de investimentos, verifique a porcentagem de juros e qual compensa mais. Importante perceber que quanto maior o valor investido e quanto maior o tempo em que você investe, maior será o valor de retorno. Claro que altos investimentos levam a altos riscos, por isso pesquise bastante.

E caso você realmente precise fazer dívidas, tenha certeza que você tem condição de pagá-las corretamente. Pesquise e verifique por financiamentos com baixo valor de juros e opte por parcelas que não prejudique seu controle de gastos. Controle suas dívidas, nunca deixe que elas controlem você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *