Muitas vezes, a pergunta feita até não é essa, porém, ao conversar mais a respeito, percebo que é lá que a pessoa irá chegar.
O fato é que os resultados da empresa são o coração de tudo. É com eles que você pagará seus funcionários, contratará novos, criará produtos e serviços e adotará outras estratégias, mas é com eles, principalmente, que sua empresa continuará existindo.
Sei a importância das pessoas no processo. Funcionários, sócios, fornecedores, representantes, clientes e demais parceiros – são eles que fazem as empresas. Porém também tenho visto, em nome do lema “pessoas em primeiro lugar”, muito empresário e vendedor confundir as coisas.
Geralmente, quando isso acontece, um dos lados passa a imaginar que o objetivo da empresa é pegar cada vendedor no colo e dar a ele sempre mais motivação, retorno, satisfação, publicidade, etc., etc., etc. Não é! Tudo é uma grande troca – a parceria tem que ser boa para todos os lados, é o famoso ganha-ganha. A empresa deve criar formas de auxiliar o trabalho do vendedor que, por sua vez, vai suar a camisa para faturar mais.
Num Brasil em que a carga tributária só aumenta, o mercado felizmente está aquecido e as pessoas estão ganhando mais, é natural que a sua empresa também fature mais. Empatar com os anos anteriores, nesse caso, não é zero a zero. É derrota!
Por isso, para ajudá-lo a traçar uma estratégia que seja boa para todos os lados da companhia e que a ajude a continuar fazendo “a máquina funcionar”, quero hoje debater com você uma avaliação da parte comercial que costumamos adotar na Solução Comercial.
Essa avaliação contém uma série de perguntas cujo objetivo será que você as responda, garanta que todos na empresa tenham as respostas alinhadas e, principalmente, que juntos procurem respostas para as questões que não souberem. Mas atenção! Procurem realmente as respostas, o.k.? Não saiam chutando. Isso é importante.
Vamos a elas:
- Quais são os mercados em que a empresa atua?
- Quais são os produtos existentes ou serviços que presta?
- Como cada linha de produtos está posicionada dentro do portfólio?
- Quais são os mais rentáveis?
- Quais são os menos rentáveis?
- Quais têm mais possibilidade de crescimento em função do mercado?
- Quais possuem mais possibilidade de crescimento em função da própria potência da empresa?
- A equipe está alinhada?
- Conhece as estratégias da empresa?
- Conhece o portfólio oferecido pela companhia?
Essa é a base para criar/aprimorar a estratégia de sua empresa.
Durante a sexta edição da ExpoVendaMais, o evento que realizamos todo ano em Curitiba e que reúne líderes e gestores de vendas do País inteiro, traremos com mais detalhes esse processo.
Juntos, Fábio Fiorini, especialista em construção e gestão de marcas; Marcelo Caetano, consultor em vendas e articulista da VendaMais; e eu vamos especificar o processo de estratégia comercial, baseado nas experiências que estamos tendo à frente da consultoria Solução Comercial. Fiorini será o primeiro, explicando como criar uma estratégia segura de crescimento. A seguir, será a vez de Caetano abordar liderança e processos. E, finalizando, eu falarei sobre equipes e clientes.
Independentemente da sua participação no evento de outubro, desde já, quero que você comece a procurar as respostas acima e a desenhar a estratégia da sua própria empresa, combinado? Isso certamente deverá demandar uma série de reuniões em sua companhia.
E, se puder comparecer em Curitiba em outubro, terá a oportunidade de debater conosco as respostas que já levantou e conferir as palestras de outros especialistas internacionais de gestão em vendas, além de participar de debates e trocas de experiências com outros 599 empresários, líderes e gestores que, assim como você, estão enfrentando o dia a dia do mercado (quem sabe até mesmo bons negócios podem surgir nesse encontro? Todo ano vejo negócios acontecendo…).
Não deixe de participar conosco desse grande debate sem fórmulas prontas. É um investimento que, com certeza, renderá muito à sua empresa e muita oportunidade de crescimento a você e sua equipe.
Outra grande maneira de alavancar seus resultados é participando de cursos online de gestão de negócios, como o curso Academia Falconi. Quer saber mais, clique aqui.